semtelhas @ 11:38

Sab, 06/09/14

 

Há uma série de comportamentos digamos, marginais, que habitualmente são caracterizados como problemas, ou doenças, do foro psicológico, que desde há muitas décadas têm vindo a ser estudados, e objetos de conclusões não raramente completamente diferentes ao longo do tempo, e à medida que novas especificidades nelas vão sendo descobertas. A questão da obsessão-compulsiva é um deles e já vi o abordado das mais diversas maneiras, oferecendo várias saídas para o minimizar, mas nunca havia sido confrontado com uma abordagem simultâneamente tão leve e profunda quanto Kingsley Amis o faz no seu livro, O Homem Verde.

 

Quando este problema surge, o que é relativamente comum, aliado à hipocondria então estamos perante uma pessoa cuja vivência se pode tornar num verdadeiro inferno, tal é o extremo nível de vigilância que exerce sobre sí própria, corpo e mente, uma espécie de camisa de forças que jamais larga quem sofre desta doença. Aparentemente a única fuga possível a uma obsessiva e supersensivel atentividade sobre os mais singelos sintomas fisícos, logo interpretados como sinais de grave enfermidade, e consequente crescer de um complexo labirinto mental onde rápidamente o paciente se perde, é recorrer a drogas ou ao álcool o que, a prazo, se vem a verificar trágico.

 

Muitas vezes a defesa ao tormento passa também por uma definição meticulosa de uma rotina, constituída por uma série de tarefas que se repetem religiosamente, como de algo absolutamente essencial se tratasse, o que acaba por transmitir uma certa tranquilidade e segurança, mas que pode resultar numa situação de grande desiquilíbrio, caso algum dos passos não se cumpra rigorosamente segundo o préestabelecido. Noutros casos, quando o caráter da pessoa é mais expansivo, menos virado para a organização, amante do contacto social, então a solução passa mais por uma vivência quase caótica, se vista de fora, como forma exclusiva de escapar à fatal tentação de não sair de si durante o tempo todo.

 

É por aqui que a obra de Amis vai, acredito que fosse essa a natureza do autor, extrovertido, e com o desconcertante bom humor que é a sua principal marca, recorrendo a uma fantástica metáfora de um fantasma como móvel para a obsessão que o persegue, num relato carregado de sensualidade e erotismo, e sobretudo muito inteligente, num agradável estilo de prosa sem nunca utilizar os hoje tão vulgares facilitismos na tentativa de agradar depressa, mas antes obrigando o leitor a um permanente estado de alerta, porque indispensável para decifrar uma escrita fluente e apelativa mas sem nunca abdicar de profundidade. Aconselhável a hipocondríacos, uma lição de como viver descontraídamente, sem se levar muito a sério, pode ser francamente libertador.

 

 


direto ao assunto:

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim