semtelhas @ 12:07

Qua, 10/05/17

 

Este jardim à beira-mar plantado está prestes a viver um autêntico Dia de Portugal e da raça, como tão bem o definem os respectivos paradigmas, mas que resolvo substituir por má lingua a qual, quase exclusivamente num execício de estilo, opto utilizar.

 

Senão vejamos, num único dia, o próximo sábado 13, e por ordem cronológica, vem cá o papa Francisco, o Benfica vai ganhar o seu primeiro tetra e, the last but not the least, pela primeira vez vamos ganhar o Festival Europeu da Canção. Se isto não merece ser elevado ao primeiro lugar do pódio dos dias maiores de uma nação então não sei o que o mereça.

 

Na verdade nunca lançar os fogos, como diz a nossa maior bandeira o ilustre CR7, fez tanto sentido. Começa desde logo pelo centenário de um dos maiores embustes da História da religião que dá pelo nome de Fátima, arrancada e ferros pela igreja católica nos idos anos vinte do século passado, tentando assim inverter a brutal tentativa do recém instaurado regime republicano atirar para o lixo da História do obscurantismo de então, e não agora?, protagonizado pela santa igreja católica. Se nos primeiros anos tal atitude fez corar de vergonha muita gente minimamente decente e com alguma honestidade intelectual, os anos e o fabuloso negócio em que aquilo se tornou, trataram de lavar a imagem da coisa de forma a que hoje haja uma espécie de acordo tácito entre o poder instituído e os donos daquele sagrado espaço, consubstanciado no princípio de que em troca do silêncio que consente dos religiosos e que rende votos, os políticos fecham os olhos aos impostos de muitos milhões por ele devidos até hoje. Quanto ao tetra do glorioso acontece num ano em que nem era preciso o célebre manto protetor tal foi o ineficácia de dragões e leões. No entanto, num misto de vale mais prevenir que remediar e a incontrolável tentação de responder ao vicío, assistiu-se na mesma à mais desavergonhada ajuda de todos os poderes ligados à bola no sentido de levar ao colo o SLB até ao título. Mais do mesmo afinal de contas, se excluirmos aí um quarto de século durante o qual os ventos da democracia favoreceram um ir ao são, com alguns exageros próprios de um abrir uma garrafa plena de pressão imposta por décadas de mordaça, concedo. Finalmente temos um Salvador, o tal rapaz, misto de hippie/beto/kamikase da ingenuidade, segundo afirma sempre que se sente seguro em qualquer lugar comprova-o fazendo cócó, entre outras preciosidades, que através de uma canção que é um somatório de clichés estilísticos resulta numa bonita melodia, isto num país que já lá levou Lusitânia Paixão ou Chamar a Música, só para ficar entre canções ditas ligeiras, que nos vai elevar ao olimpo desse tão importante evento hoje muito mais, e mais um, fastidioso espetáculo televisivo, onde as canções pouco contam, para arrebanhar as massas ululantes, entre muita maquilhagem que os e as torna mais ou menos todos iguais, um barulho infernal que os põe moucos aos trinta e tal, e continuadas agressões visuais que é suposto esmagarem as espantadas criaturas. 

 

Enfim, tudo a condizer. Valha-nos ao menos um presidente da república e um primeiro ministro que o que mais gostam é de jogar ao sério um com o outro, a ver qual deles é o primeiro a confessar que o importante é fazer de conta que está tudo bem, circunstância em que ambos têm o mestrado e doutoramento, espécimes raros por estes lados mais dados a choros e lamentações, um exercicío de confiança como agora se diz,  tão notóriamente importante nestes dias do virtual, particularmente nas finanças. Por isso vivam os três f's, Fátima futebol e fado. Quem disse que tinham acabado? Fomos é pioneiros!

 


direto ao assunto:

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim