semtelhas @ 12:33

Dom, 19/10/14

 

Nada jamais foi tão escrito, cantado, dançado, filmado...como o que quer signifique essa palavrinha mágica, amor. Da paixão diz-se ser o seu estado inicial, aparentemente irrevogável em todos os sentidos... até deixar de o ser.

 

É desse iato de tempo, bem como de como interpretá-lo, que versam os dois últimos filmes de Alain Resnais, Vocês Ainda Não Viram Nada, e Comer, Beber e Cantar, que o realizador completou pouco tempo antes de morrer, o último exatamente três semanas antes.

 

Na verdade trata-se do legado extraordinário de um verdadeiro mestre. Ambos feitos como se de uma peça de teatro se tratassem, proporcionam a fruição do ato de interpretar em palco maravilhosamente executado, através de textos impecávelmente ditos e, cada um no seu estilo completamente diverso, o primeiro baseado no clássico grego Eurídice e Orfeu, o outro o mais atual possível.

 

Plenamente consciente da morte à espreita, o realizador dá-nos a sua versão de um amor supostamente único e autêntico, o da juventude, cheio de vigor, sonho e ingénuidade, só eternizável, e realmente merecedor, via morte, num primeiro filme que percorre a lenda da mitologia grega adaptando-a magistralmente aos nossos dias. No segundo oferece-nos precisamente a visão oposta, onde o amor(?) é a bem sucedida superação dessa espécie de estado de graça, em nome da sobrevivência, da segurança, sustentada noutros prazeres bem mais terrenos, cruamente prosaicos. Toda uma sábia história de vida magníficamente resumidos em cerca de três horas, valendo-se da mais nobre das artes, o teatro (ainda que via cinema), quando a morte já se anunciava ali à esquina, o que lhe confere uma autoridade e um savoir-faire preciosos.

 

 

 


direto ao assunto:

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim