semtelhas @ 12:46

Sab, 25/07/15

 

O somatório de inteligência, pragmatismo e sorte costuma resultar em sucesso. Em quê? A questão é como interpretar esta palavra com tanto de gasta quanto de dúbio em significado.

 

Segundo o filme Mr. Holmes, parece que o infalível Sherlock pouco poderia considerar-se feliz com o seu sucesso após a resolução do seu último caso. Não é que não o tenha efetivamente resolvido, simplesmente os resultados que daí advieram foram tão devastadores para si próprio que resolveu, tanto quanto parece bastante prematuramente, afastar-se definitivamente das pessoas refugiando-se numa longínqua isolada casa de campo.

 

Terá concluído que fazia mais mal que bem às pessoas. Quando, pela primeira vez e já em idade relativamente avançada, finalmente percebeu como o seu frio e inteligente pragmatismo tinha um elevado custo, não só para ele, algo que vinha constatando haviam longos anos de uma solidão cada vez mais dificíl de suportar, na qual agora acresciam as dificuldades próprias que chegam com o avançar da idade, mas também e sobretudo para os outros.

 

Trata-se de uma excelente reflexão sobre o brilho de um suposto sucesso baseado exclusivamente em pressupostos mensuráveis, objetivamente prováveis, isentos portanto de quase ou mesmo toda a emoção, até pela enorme atualidade do tema neste tempo de tecnocracia, materialismo e domínio das aparências. Mas o filme, dada a sua qualidade intríseca a todos os níveis, vai mais longe, obriga a uma autoanálise, a questionar o caminho em função de uma fragilidade que por todos espera. Afinal o que é ser inteligente e bem sucedido?

 

 


direto ao assunto:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds
mais sobre mim