semtelhas @ 11:39

Sex, 26/10/12

 

 

Galinha com Ameixas, um filme iraniano.

 

À parte uma pequena mas infeliz deriva política, é disso mesmo que se trata este oriental, exótico e muito belo filme.

 

Baseado numa banda desenhada, e realizado pelas mesmas pessoas de Persépolis, nunca tem medo de cair em supostas vulgaridades, antes assume inteiramente a sua opção pelo romântismo, pelo sonho, pelo sofrimento por amor. Os personagens, apesar de pessoas em carne e osso, movimentam-se como se de figuras de bd se tratassem, tal como o próprio cenário, também ele parece sair do mundo dos sonhos não obstante ser real. Cria-se então uma ambiência irreal, bem sustentada pela música de um violino mágico, que nos leva por um caminho que sentimos levemente familiar, ou não percorrido há muito, ou mesmo só conhecido do subconsciente onde moram os mais profundos desejos. Imagino que recorra a técnicas muito recentes, aos mais bonitos cenários disponíveis e, constato, a excelentes atores, tal a perfeição que nos oferece. Então a fotografia! Maravilhosa.

 

Para além deste deleite para o olhar, ainda nos desafia para o reviver algumas das mais poderosas e vivificantes sensações que um ser humano pode ter,  amor, paixão, ciúme, loucura, perdão, etc., hoje em dia tão convenientemente anestesiadas, ou servidas em doses controladas, telenovelas em ampolas para tomar a horas certas, entre outras. Uma estranha forma de vida que teima em manter as pessoas insatisfeitas, à procura de compensações materiais que enchem os bolsos a meia dúzia, e esvaziam o estômago e sobretudo os corações a quase todos.

 

A ideia central da fita é surpreendente e inovadora: tal como os talentos precocemente desaparecidos se eternizam imutáveis, também as paixões para sempre interrompidas quando mais ardiam, deixam no lugar do coração de quem as viveu um abismo sem fundo, onde caem e jamais se levantam. 

 


direto ao assunto:

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim