semtelhas @ 12:18

Qua, 29/08/12

O Braga, ontem, no último jogo de qualificação para champions dos milhões.

 

Sem dúvida que atendendo às receitas que o clube encaixa com este resultado, terá sido prometido aos jogadores um chorudo prémio em dinheiro. Concerteza que lhes interessa jogar na maior montra do futebol mundial, para futuras eventuais transferências a caminho de clubes mais poderosos e de salários muito melhores. É obvio que se trata de uma instituição onde, nos últimos meia dúzia de anos, tem imperado a qualidade que advém do profissionalismo. Mas isto tudo não chega para explicar aquilo a que ontem pudemos assistir.

 

 

Se antes do jogo alguém afirmasse que o terceiro classificado do campeonato português, ía "esmagar" o quarto do italiano, todos iriam pensar que tal prognóstico só poderia ter partido de algum desiquilibrado fanático bracarense. Acontece que foi isso mesmo que se passou. Durante a quase totalidade dos cento e vinte minutos de jogo, foi o Braga a única equipa que quis ganhá-lo, literalmente empurrando os italianos para junto da sua baliza. Basta analisar as estatísticas para fácilmente o constatar. É verdade que o estilo dos transalpinos vive desse sistema manhoso, oferecer o espaço e, depois, em contra ataques rápidos, prévia e muito bem estudados, desferir golpes mortais. Tinha acontecido no primeiro jogo e tornou a acontecer ontem. Simplesmente não chegou para bater uma equipa formidável, sobretudo em personalidade, fantástico! Aquela gente nunca duvidou da vitória. Que calma! Que classe! E a força? Espantoso o que a motivação pode fazer! A Udinese, a seguir aos três grandes de Italia, Juve, Milan e Inter, e juntamente com outras como a Fiorentina por exemplo, é uma das melhores equipas de um dos mais importantes campeonatos do mundo. Todos os jogadores sabiam exatamente a sua missão em campo e desempenharam-na com brilhantismo e até à exaustão. Um verdadeiro exemplo!

 

Desde há alguns anos a esta parte, penso que coincidindo com a liderança do atual presidente, que o Braga tem vindo a traçar um rumo que pode conduzir a grandes cometimentos. Qualquer semelhança entre os orçamentos do futebol italiano e o do português é pura coincidência. Coisas como a que assistimos ontem só acontecem porque quem lidera o processo tem muito valor. O suficiente para, durante anos, suportar tudo em nome de um projeto que sabe rigorosamente para onde quer ir. Se atentarmos nos treinadores que por lá têm passado, de onde vinham, para onde foram; no critério de contratação e dispensa de jogadores; na politíca de comunicação e de gestão em geral, etc., percebemos que nada do que está a acontecer é por acaso. Aliás, se observarmos bem, fica até uma sensação de dejá vu. Se fôr o caso, é só mais uma grande prova de inteligência de Antonio Salvador, são os melhores quem devemos seguir.

 

Já tardava o surgir de mais um clube do norte com este perfil, com esta força, afinal o espelho da realidade sócio-económico-financeira do país, só não muito mais forte e evidente devido ao sufocante centralismo que teima em prejudicar precisamente as zonas que, se apoiadas, podiam ser muito mais profícuas para todo o país. Concretamente o Minho onde, por exemplo, a número de pessoas nascidas é muito superior à média nacional. Maior prova de vitalidade e confiança no futuro?

 

Voltando "à bola", acredito que este Braga se vai tornar num caso sério, assim não esmoreça perante os muitos obstáculos que lhe vão aparecer pela frente, os legitímos e os outros. O Benfica já sentiu o poderio dos minhotos. O FCP que se cuide...


direto ao assunto:

apostas @ 16:16

Qui, 30/08/12

 

É mesmo isso, sem tirar nem pôr! Apesar de não ter sido a primeira vez que o Braga chega à Champions, conseguir passar a prova de fogo do play-off contra um dos mais temíveis adversários, e ainda por cima "banalizá-lo" e ser-lhe muito superior é verdadeiramente histórico, e um muito bom prenúncio para a fase de grupos!

Também já só faltam alguns minutos para sabermos quem são os adversários :D

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim