semtelhas @ 13:11

Seg, 28/05/12

Ao cimo das escadas à direita o quarto mais pequeno, também o mais silencioso, nas paredes livros, algumas fotografias, as que interessam, e pousadas algumas recordações, poucas, no canto, junto à varandita, o sofá.

 

Tic-tac, tic-tac, tic-tac, o coração do relógio a bater, único som audível; no ar o cheiro perfumado dos livros novos misturado com o dos velhos, mais seco e agreste, tal como as pessoas, gastos pelo tempo; lá fora o verde das árvores e o azul do mar, numa nesga lá ao fundo, a devolver a luz do sol; os dedos acariciam mais um passaporte para o sonho para a aventura; na boca já o sabor da ficção, preparação para superar realidades.

 

Demoro-me nas lombadas. Tantos amigos! Alguns para sempre. Também alguns inimigos, no fim, sempre compreendidos e perdoados. A dureza de Cormac McCharty, a loucura de Faulkner, as fugas de Hemingway e as estórias de Steinbeck. As pessoas de Tolstoi, as tragédias de Dostoievski e as almas de Gogol. As alucinações de Gabriel G Marquez, a sensualidade de Llosa ou as loucuras de Bolano. Os infelizes de Flaubert, as mulheres de Balzac, a sociedade de Zola ou as trevas de Céline. A beleza de Thomas Mann, as aventuras de Conrad, a vida segundo Laxness, e o sempre inacabado Proust, culpa dele, vitima de buscas do tempo perdido. O génio de Saramago, a sibilina Agustina, os sábios Torga ou Raúl Brandão, os mestres Camilo e Eça, o grande Virgilio Ferreira. E os novos? Tantos! Todos pequena amostra de um universo sem limites.

 

 

Noutros tempos, outros sitios,  quartos com visões para outras nesgas, mas sempre o mesmo colete de salvação, a mesma bóia, o mesmo livro de instruções para a vida. Tic-tac, tic-tac, tic-tac...


direto ao assunto:

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


subscrever feeds
mais sobre mim