semtelhas @ 13:25

Sab, 30/11/13

 

A leitura pode ser um prazer sem limites, proporcionar sensações ímpares e ajudar a guardar recordações para toda a vida. Senti-o lendo autores de todas as latitudes e de todos os tempos mas nunca com a magia que o fazem alguns sul-americanos, e quem por lá tendo passado conseguiu captar aquele ambiente quase hipnótico, como por exemplo o consul inglês Malcom Lowry como tão bem o comprova em Debaixo do Vulcão.

 

Ninguém como Gabriel Garcia Marquês terá conseguido absorver essa ambiência, desde logo fruto da realidade envolvente, mas sobretudo pela capacidade de a misturar no sentir das pessoas de forma a torná-las uma extensão daquele natureza transbordante de exotismo, cheiros e cores, um mundo onde os sentidos se obrigam a atingir os mesmos limites que tornam as gentes excessivas. Afinal não somos todos produto do que nos rodeia?

 

Borges, Bolaño ou Onetti são de outra guerras, Isabel Allende ou Vargas Llosa conseguem em parte passar esse milagre que é literalmente arrancar uma pessoa à realidade, e transportá-la para esse universo mágico que preenche as suas maravilhosamente criativas mentes, através de uma literatura que com simplicidade e honestamente procura dessa maneira despretensiosa servir o leitor.

 

Descobri agora um outro autor colombiano, Juan Gabriel Vasquez, ainda relativamente novo, que me fez recuar aos meus tempos de juventude quando li pela primeira vez Cem Anos de Solidão. O livro é O Barulho das Coisas ao Cair, e tem todos os ingredientes que agarram e envolvem quem o lê, desde a primeira à ultima página, recorrendo exatamente aos mesmos métodos do mestre Gabi do qual é óbvio discípulo.

 

 
 
 

direto ao assunto:

"O medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo."
procurar
 
comentários recentes
Pedro Proença como presidente da Liga de Clubes er...
Este mercado de transferências de futebol tem sido...
O Benfica está mesmo confiante! Ou isso ou o campe...
Goste-se ou não, Pinto da Costa é um nome que fica...
A relação entre Florentino Perez e Ronaldo já deve...
tmn - meo - PT"Os pôdres do Zé Zeinal"https://6haz...
A azia de Blatter deve ser mais que muita, ninguém...
experiências
2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


mais sobre mim